Em muitas escolas, a realização das primeiras ações de mobilização dos jovens para o Game SuperAção aparecem como uma das principais dificuldades apontadas pelos educadores.
Mobilizar é convocar vontades, é motivar. Para que os jovens se mobilizem, ou seja, sejam motivados a participar do SuperAção Jovem é preciso mais do que divulgar o Programa nas escolas. Lembrem-se de que o SuperAção Jovem é mais do que um programa, é uma causa. É preciso mostrar claramente aos jovens os motivos que têm para abraçar essa causa: o jovem como solução para a escola e, nunca, como um problema social.
Nossa experiência nos aponta que a principal motivação para os jovens que têm aderido ao Game nos Programas de Juventude do Instituto Ayrton Senna é o fato de poderem fazer algo concreto para melhorar seu cotidiano na escola, no bairro, na cidade. E, além disso, poder ter o apoio do mundo adulto – seus educadores, a direção da escola, seus familiares – e a confiança deles em relação a sua capacidade de fazer diferença no mundo. Os jovens, assim como todos nós, querem poder sonhar com um mundo melhor. E querem, também, estar cercados de pessoas que apostam nos seus sonhos.
O SuperAção Jovem vai diretamente ao encontro desse desejo juvenil de realizar transformações. É um espaço de confiança no potencial dos jovens e de suporte concreto para que realizem as transformações que sentem serem necessárias em si mesmos e no mundo ao seu redor.
Fonte: www.superacaojovem.org.br/dicas/arqs/
Franz Ferdinand no Brasil
Há 12 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário