sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Erros grosseiros em Português

O bom português é imprescindível, também, no dia-a-dia.


1. Neusa é médium / Neusa é média? Neusa é médium, pois a palavra "médium" é usada para o homem quanto para a mulher, como ídolo, vítima, pessoa.


2. A mala estava leve ou leviana? A mala estava leve, pois uma mala só pode ter pouco peso. "Leviana" significa imprudente, irresponsável.


3. Fiquei fora de mim / Fiquei fora de si? "Fiquei" está na 1ª pessoa, portanto, "fora de mim".


4. Dessas mulheres, só conheço algumas delas / Dessas mulheres, só conheço umas par delas? A segunda, nem por brincadeira.


5. Vou trocar-me em dois minutos / Vou vestir-me ou trocar de roupa em dois minutos? Não se deve usar "trocar-se" por vestir-se ou trocar de roupa.


6. O motorista perdeu o controle do veículo / O motorista perdeu a direção? Perder a direção é perder o rumo.


7. O paciente sentiu melhoras / O paciente sofreu melhoras? Se está sofrendo, então não melhorou.


8. Não saí porque estava chovendo / Não saí por causa que estava chovendo? Indiscutível, a segunda forma tem apenas uso popular.


9. Ele já acordou / Ele já se acordou? É impossível alguém se acordar.


10. Se ele não pode comprar isto, que dirá de mim / Se ele não pode comprar isto, que dirá eu? Se o leitor achar pedante a primeira, que é a correta, use "muito menos eu" ou "quanto mais eu".


11. Estou com pigarro / Estou com pigarra? Pigarra quem tem é galinha.


12. Tenho menos sorte que você / Tenho menas sorte que você? Não se diz nunca "menas", tal palavra não existe.


13. Inimigo figadal / inimigo fidagal? O fígado era, segundo os antigos, a sede da ira, do ódio.


14. O rapaz puxava de uma perna / O rapaz puxava uma perna? Todos os que mancam, puxam de uma perna.


15. Luís é muito xereta / Luís é muito xereto? Os homens são também muito xeretas. "Xereto" não existe.


16. O pessoal não gostou do filme / O pessoal não gostaram do filme? Pessoal exige o verbo no singular, assim como "turma" e outros substantivos coletivos.


17. Prova dos noves / Prova dos nove? Todos nós dizemos noves fora, mas incompreensivelmente alguém fala "prova dos nove". Os nomes de algarismos variam normalmente quando substantivados.


18. Horas extras / horas extra? Nesse caso, extra é um adjetivo (equivale a extraordinário), por isso varia de acordo com o substantivo.


19. Eu procurava um emprego que condissesse com meu nível cultural / Eu procurava um emprego que condizesse com meu nível cultural? O pretérito imperfeito do subjuntivo do verbo "dizer" é "dissesse", portanto o certo é "condissesse". Assim acontece com todos os outros verbos derivados de dizer.


20. Não poderíamos dizer isso perante ela / Não poderíamos dizer isso perante a ela? "Perante" já é preposição, por isso não há a necessidade de outra, o "a".


21. Não vou lá em hipótese nenhuma / Não vou lá de hipótese nenhuma? Convém não dizer nem escrever isso em hipótese nenhuma.


Fonte: Professor Luiz Antonio Sacconi, (livro: "Não Erre Mais")

Nenhum comentário: