O educador universitário José Roberto, da E.E. Otília de Paula Leite, em Itú, é um exemplo de educador motivado. Ele utilizou as mais diferentes formas de abordagens para a mobilização dos jovens: convites para sessões de vídeo com filmes sobre o universo juvenil; leitura de textos sobre esses temas; sessões de música sobre a juventude; passeios; dinâmicas para melhorar a integração entre os jovens. Cada encontro desses era acompanhado de um momento de reflexão em torno da causa da juventude. Depois disso, ficou muito mais fácil para os jovens confiarem no convite para o Game SuperAção.
Débora, educadora profissional da E.E. Dorival Carvalho, da DE de Araraquara, fez um trabalho incansável de mobilização em sua escola à partir de encontros nos quais realizava uma série de dinâmicas para integrar os jovens. Essas dinâmicas também representavam momentos de reflexão, que acabaram mobilizando os jovens em torno de uma causa que deu origem ao seu projeto.
Andressa, educadora profissional da E.E. Prof. Ricardo Peruzzo, em Birigui, optou por criar um espaço para a realização do Game SuperAção na escola. Ela decorou com cartazes sobre o SuperAção Jovem uma das salas da escola, convidou os jovens para um encontro e teve ótimos resultados na formação da equipe. Por quê? Porque os jovens viram na atitude do educador em criar um espaço especial para eles um sinal de respeito, de compromisso. Um dos jovens chegou a dizer: “Não imaginava que éramos tão importantes, tão especiais.” Rapidamente, a equipe para um primeiro projeto se constituiu.
Uma educadora da Capital, da DE Sul 3 teve uma idéia bem interessante. Criar uma caixa de sugestões para que os jovens depositassem suas sugestões de que questões gostariam de solucionar na escola e na comunidade. Os educadores, de posse, deste material traçaram as suas estratégias de mobilização, trazendo os jovens como parceiros na solução dos problemas. Neste caso, as ações de mobilização já incluíam concretamente os jovens no abraço à causa da juventude como parte da solução.
3. Trazendo jovens já ‘contaminados’ pelo SuperAção Jovem para contar suas experiências para outros jovens.
Essa é a estratégia mais eficaz de mobilização: de jovem para jovem. A maioria das DEs já tem escolas com equipes de jovens atuando no Game SuperAção. A dica é convidá-los para ‘apresentar’ suas experiências nas escolas novas.
Fonte: www.superacaojovem.org.br/dicas/arqs/
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