As coordenações regionais têm um papel mobilizador fundamental no Programa SuperAção Jovem. A adesão das escolas de uma Diretoria de Ensino depende do quanto a equipe de coordenação regional (dirigente, supervisor e ATP) está sendo capaz de apresentar aos decisores escolares a causa, os porquês e como fazer essa adesão.
Do mesmo modo que os educadores, as coordenações regionais precisam compreender bem o que significa mobilizar e quais são as estratégias mais eficazes para mobilizar os diretores das escolas e, também, toda a comunidade escolar.
A motivação para aderir a um Programa como o SuperAção Jovem não é, necessariamente, espontânea. É preciso trabalhar junto aos diretores de escola as dimensões emocional, racional e atitudinal.
Primeiro, é fundamental que os diretores compreendam que o SuperAção Jovem não é mais um dos inúmeros programas que são oferecidos às escolas. O SuperAção Jovem foi especialmente desenhado para que a escola atinja seus objetivos cognitivos e relacionais com maior eficácia. O Plano Estratégico do SuperAção Jovem detalha esses pontos no Manual do Educador.
Segundo, é preciso que os diretores compreendam que sua decisão de aderir ou não ao SuperAção Jovem é uma escolha ética. Por que estamos dizendo que o SuperAção Jovem é uma escolha ética do diretor e, também, uma oportunidade estratégica para a escola, para os educadores e para os jovens?
A maioria das escolas que estão no Escola da Família convivem com, pelo menos 50 jovens nos fins de semana. (Algumas escolas nos dizem que chegam a receber 300 jovens nos fins de semana) A maioria das escolas da rede estadual de ensino convivem durante a semana com centenas de jovens.
Esse convívio costuma ser turbulento. As escolas vivem se queixando disso. O SuperAção Jovem vem justamente para preparar a escola para esse convívio com a juventude. E o diretor é a liderança responsável por estimular a escola nessa escolha: queremos ou não conviver melhor com os jovens?
Um educador convive cotidianamente com centenas de jovens. O SuperAção Jovem é uma oportunidade para que ele tenha formação e apoio pedagógico qualificado para realizar seu trabalho com jovens. Podemos assegurar a vocês que o educador que, de fato, quiser trabalhar com jovens fazendo um trabalho de ponta em educação, tem essa oportunidade no SuperAção Jovem.
Fonte: www.superacaojovem.org.br/dicas/arqs/
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